terça-feira, 10 de novembro de 2009

Espetáculo.

"Mas o que pode valer a vida, se o primeiro ensaio da vida já é a própria vida?"

Frase incrível do mais incrível ainda Milan Kundera, não são muitas as pessoas que já o leram, eu sou particulamente viciada nele, um autor atual que consegue mesclar lirismo, realidade e ironia em textos únicos...mas o que eu ia falar não era sobre isso.
tava relendo o Milan em uma visita ao banheiro (melhor momento pra ler, alta concentração) e essa frase me chamou atenção, algum tempo atrás eu escrevi uma percepção do livro a hora da estrela da clarice e cheguei a uma conclusão bem peculiar, a de que devemos dirigir nosso destino, nossa vida, as opções existem e elas sempre aparecem na hora da decisão, depois do caminho tomado novas e novas alternativas aparecem, ora retornando ao status anterior ora seguindo em frente.
Esse trecho me remete a uma certeza que minha vovó há muito me dizia, não existem testes, ensaios ou preparações para a vida, nos simplesmente vivemos e com as armas que nos foram dadas por cultura geral ou conselhos, seguramos a mão da incerteza e seguimos no caminho ainda escuro das escolhas.
Ela é única, intensa, viva da melhor forma, como já disse em outra oportunidade, protagonize seu próprio espetáculo, escreva seu roteiro, ande de olhos vendados nesse palco sem medo algum já que só quando olhamos para trás, sem a venda do presente, que vamos enxergar o que foi feito, o que aconteceu, a graça é tentar e dar nosso melhor para que essa visão seja recompensadora, feliz.

(...) quando se matam grandes sonhos, muito sangue escorre (...) Milan Kundera. ( A vida está em outro lugar)

até a próxima =)

Nenhum comentário: