terça-feira, 14 de outubro de 2008

A hora da Estrela

Esse é o título de um livro excelente da mais excelente ainda autora Clarice Lispector, conta a história de uma moça nordestina de Alagoas que trabalha como datilografa no Rio de Janeiro e é uma ninguém, sim, se deixe levar ao àpice do significado da palavra ninguém.
viveu sempre uma vida mediocre, marcada pelo anonimato, uma vida cheia de medos e vazios que ela nunca se quetionava, é quando então ela arranja um namorado, tambem nordestino , mas que tem desejo de vencer na vida, pensa, age, marca seu papel no cotidiano.
tendo em vista que a moça era quase uma sombra, ele resolve ficar com a única amiga dela, que apesar de feia tinha presença no mundo, é quando a moça procura uma cartomante e fica sabendo que seu futuro mudará completamente.
Nesse Momento, macábea (nome da nordestina...mas que nome viu..) se nota no mundo, se ve em sonhos envolvida e com esperança, ela que nunca nem cogitou querer vencer na vida (seja la qual for o significado de vencer na vida...pra mim, vender Biju na praia ja seria um bom começo) percebe que tem desejos.
se nota então, humana.
A moça sai atordoada da cartomante (uma senhora sem igual..) e é atropelada quando se encontrava em seus devaneios.
sim, ela morre.
é, eu adoro estragar fim de livros.
Esse foi o último livro que li esses tempos( a maldita faculdade não me deixa sair da dogmatica juridica) e ele me marcou muito, a moça era uma coadjuvante em sua propria vida, em quantos momentos já não fizemos isso? anulamos nossos sonhos e acreditamos que nao merecemos muito, que do jeito que esta pode continuar! não pode, o comodismo é tão ruim, lembro que mesmo quando eu nem sabia direito o que significava a palavra comodismo, eu ja nao gostava dela, me remetia a mesmice, rotina, logo eu que tenho pavor a essas coisas (o que explica muito de mim ..).
O fato de não pensar, nao desejar, nao lutar por mudança, por uma visão diferente do que esta por vir acarreta consequencias negras na nossa vida, nos empaca feito mulas teimosas em lugares e momentos que pela ordem natural ja deviam ter passado.
sim, deixa a vida te levar (eu sei eu sei, é uma música, tanto faz)
ande junto com ela
ou corra na frente.
mas não vire mero espectador do seu próprio roteiro.

3 comentários:

J.C. disse...

"Não vire mero espectador do seu próprio roteiro".

Carter tem a certeza de que você fechou com chave de ouro sua análise sobre o livro da Clarice. Realmente, deixar de agir, visando apenas se conformar com o que já existe, é algo ridículo - afirma Carter.

A idéia de dominar nossa própria vida nos remete à necessidade de entender o por quê de estarmos vivos, de respirarmos, de evoluirmos. Se uma pessoa deixa de viver uma aventura assim, em busca dessas respostas, a vida desse indíviduo o foi dada apenas para que ele tivesse a certeza de que não vale nada, de que sua vida não vale nada. Esse sim, é um espectador que apresenta um monólogo sem dizer nenhuma palavra.

Carter a parabeniza e a adiciona em sua lista, por saber que você também acredita que são em frases como a de Charles Chaplin, que encontramos o verdadeiro significado da palavra "arte".

Jimmy Carter.

Descobrindo Blog disse...

Oi!
Gostei muito dos seus textos, e experiências. Ando passando por um momento meio desanimado, mas acho que depois do que eu li, vou mudar algo.
Se permite te adicionarei nos favoritos.
Bjoks! E obrigada, vc me ajudou, mesmo sem querer rss.

Leandro Tavares disse...

eu gosto muito da obra da lispector... :)
ótimo o que vc escreve no seu blog, guria!
beijos